Denúncias por assédio moral cresce 98% em Campinas no ano de 2012

02/02/2013 13:29

 

 
 
Campinas/SP- O número de denúncias contra empresas por assédio moral cresceu 98% em Campinas, segundo levantamento feito Ministério Público do Trabalho (MPT). O valor refere-se aos casos registrados de janeiro a agosto, em relação ao mesmo período do ano passado.


Os 117 casos somados no município em oito meses representam quase o total de registros contabilizados durante todo o ano passado, com 119 reclamações. De acordo com o MPT, entre 2009 e 2011 a quantidade de denúncias subiu 197,5%.

Denúncias

Para a Justiça, assédio moral é todo ato repetitivo que possa gerar constrangimento ou humilhação para o trabalhador. "É uma conduta muito difícil de ser comprovada e isso  desestimula as vítimas. O número de denúncias pode aumentar, a partir do momento em que nós conseguirmos instruir, passar conhecimento para a população, que são os meios para ela comprovar essa conduta ilícita", explica a procuradora do órgão Renata Coelho Vieira.

As causas que mais geram queixas de assédio moral no trabalho são a pressão excessiva por produtividade, ameaça de demissão e ofensas ou isolamento no ambiente de trabalho. 

O psiquiatra Geraldo Baloni alerta que o assédio pode desencadear diversos problemas de saúde nas vítimas. "Pode ser uma insônia ou até uma síndrome do pânico ou transtorno de ansiedade generalizado", explica o médico.

As denúncias podem ser feitas pelo site da Procuradoria Regional do Trabalho da 15ª Região.