Doze toneladas de peixes são recolhidos da Lagoa Rodrigo de Freitas

14/03/2013 15:02

 

Rio

Doze toneladas de peixes são recolhidos da Lagoa Rodrigo de Freitas

Jornal do Brasil

A mortandade de peixes que começou na última terça-feira (12), na Lagoa  Rodrigo de Freitas, se intensificou nesta quarta-feira (13). O espelho d'água da lagoa mais famosa da cidade foi coberto por peixes mortos, além de crustáceos como caranguejos e camarões. O Instituto estadual do Ambiente ainda não se pronunciou sobre o assunto.

A coleta dos peixes está sendo feita desde o início da manhã por garis da Comlurb, inclusive no entorno da Lagoa. O mesmo problema aconteceu no mesmo período do ano passado. 

Mortandade de peixes impressionou cariocas nesta quarta-feira (13)
Mortandade de peixes impressionou cariocas nesta quarta-feira (13)

Prefeitura diz que causa são as chuvas

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente(SMAC) informou, em nota, que a Lagoa Rodrigo de Freitas é monitorada 24 horas por dia. Segundo o órgão, a cada hora, a boia que fica no meio da lagoa emite boletins que são analisados em tempo real. De acordo com a secretaria, a população tem acesso às informações diariamente, no site do órgão e na própria lagoa, onde bandeiras de cores verde, amarela e vermelha, indicativas de qualidade, são hasteadas.

 
1 / 24
 
 
 

Sobre a mortandade desta semana, a secretaria esclarece que as fortes chuvas causaram o problema. O temporal provocou o desague de águas pluviais que levaram matéria orgânica para a Lagoa. Esta matéria orgânica, para se decompor, usa o oxigênio dissolvido, levando a zero e causando mortandade. A secretaria de Meio Ambiente informa que ainda estamos com zero de oxigênio neste momento.