Más condições de trabalho,estrutura e segurança ainda assombram unidades de saúde

02/02/2013 13:34

 

Entra ano e sai ano e o trabalho de inspeção do sindicato colhe as mesmas situações precárias de trabalho na Saúde
A Diretoria do STMC, em inspeção realizada nos Centros de Saúde do Parque Figueira, Centro, DIC III, Paranapanema, e Capivari, entre os dias 10 e 22 de janeiro, constatou que em todas as unidades citadas há problemas de infiltrações nos tetos, nas paredes, rachaduras, vazamentos e problemas de encanamento. Ou seja, as velhas precárias condições de trabalho e estrutura continuam a prejudicar servidores e o atendimento à população. O pior de tudo é que a situação coloca em risco a saúde daqueles que estão obrigados a frequentar estes locais.

No CS Centro, da Barão de Jaguara, há ferragens expostas, vários pontos de infiltração e mofo devido à umidade. Além disso, um problema de acessibilidade como uma escada de 25 degraus que leva à recepção dificulta a vida daqueles usuários mais idosos ou mesmo mães que estão com seus filhos na hora do atendimento. No CS P. Figueira além dos problemas gerais de infiltração e encanamento, os banheiros usados pelo usuários estão entupidos e os resíduos chegam a vazar para salas do local. No CS Paranapanema há vazamentos que comprometem diretamente a sala de esterilização, colocando em risco de contaminação pacientes e trabalhadores.

Isto é totalmente inaceitável. É preciso rever as condições para torná-las adequadas e dignas. O Sindicato e os trabalhadores estão organizados e vão cobrar melhorias. 

O Sindicato notificou a Prefeitura e está no aguardo das providências de reparos e reformas urgentes para que a situação se normalize.