Mau comportamento dos pais

27/02/2013 12:20

 

A origem de nossa conduta

A conduta das pessoas se forma e se desenvolve com o tempo, e a forma como o indivíduo reage, sente ou se direciona é afetada por muitos fatores.

Os pais são a influência ambiental mais forte e de maior duração sobre uma criança. As crianças precisam de aceitação, amor, estímulo, disciplina, coerência e atenção positiva de seus pais. Sem algum desses itens, a criança pode crescer pensando que tem uma deficiência e que, de alguma maneira, é culpada pelos maus-tratos sofridos.

As consequências de uma infância infeliz

As crianças que sofrem algum tipo de mau-trato podem crescer com a auto-estima muito baixa, incapazes de se consolarem ou aos demais, e podem se sentir responsáveis pelo próprio sofrimento.

Os indivíduos assim afetados têm muitas dificuldades de construir uma relação amorosa e demonstrar afeto pelos outros, inclusive pelos próprios filhos. Quando se tornam pais, podem privar seus filhos de afeto por não terem tido um modelo de criação positivo a ser copiado.

As crianças maltratadas costumam pensar que não têm o direito de desfrutar das coisas boas da vida e acabam desenvolvendo depressão e outros transtornos de ansiedade.

Alguns especialistas dizem que o abandono emocional é uma profecia cumprida – no final das contas, a criança começa a se parecer com a imagem antecipada pelos pais.

Outros estudiosos asseguram que a chave do problema é a percepção da criança, não as intenções dos pais. Deste modo, a sensação de falta de afeto de uma criança pode provocar uma variedade de estratégias de defesa que vão da ansiedade, do conformismo e da impotência ao medo de abandono. Nós precisamos de afeto e aceitação, e para agradar aos demais chegamos a nos satisfazer com pouco, tentamos não chamar a e nos tornamos pouco exigentes.

Nesta mesma situação, outra pessoa podem reagir sentindo a necessidade de controlar as demais, de ser melhor que os outros, de desprezar os fracos, de conseguir prestígio e reconhecimento através de suas conquistas, ou de encontrar um parceiro que tome conta de sua vida e resolva seus problemas.

Olhar para frente

A solução para se sentir bem não é culpar os demais, nesse caso, os seus pais. Descubra o que saiu errado, mas se reconcilie com isso e busque, acima de tudo, uma forma de superar os obstáculos.