Pais e exigências

27/02/2013 12:23

 

Pais fora de controle no mundo do tênis

Nada como um torneio de tênis para extrair o pior dos pais tiranos. Às vezes, a situação se torna ridícula, mas para a tenista Mary Pierce, seu pai Jim não era nada engraçado. Sentado na arquibancada, Jim costumava gritar para a filha: Mary, mate essa cachorra! Em 1993, a associação de tênis feminino dos Estados Unidos proibiu a presença de Jim Pierce nas partidas de todo o circuito. Foi comprovado que, pelo menos em uma ocasião, Jim maltratou fisicamente sua filha, de modo que não é surpreendente que ela tenha prescindido de seus serviços como treinador.

Nem todos os pais chegam a tais extremos e, por sorte, nem todos chegaram ao nível do que Christophe Faviau fez. Este francês foi preso por ter envenenado o adversário do seu filho em uma partida de tênis, introduzindo uma droga antidepressiva na garrafa d´água do jogador. O tenista acabou morrendo num acidente de carro, depois de perder o controle da direção, após ter abandonado a partida devido ao cansaço.

Danos associados à exigência exagerada

Especialistas acreditam que em um mundo cada vez mais competitivo, não é raro que os pais desejem o sucesso de seus filhos. Mas alguns começam a prepará-los para o sucesso antes mesmo deles aprenderem a andar. Professores de música dedicam anos para reparar danos causados por pais ambiciosos. As crianças muito jovens que foram levadas além das suas capacidades perdem toda a naturalidade. Transformam-se em robôs e não recuperam a espontaneidade que tinham no princípio.

Mas não se deve apenas considerar os danos psicológicos causados às crianças que são pressionadas ao extremo. Muitas atletas jovens quando são muito exigidas, tornam-se anoréxicas ou deixam de menstruar. Este tipo de treinamento extremo pode produzir danos a longo prazo nos músculos e ossos. Os problemas menstruais relacionados a isso também podem resultar em infertilidade na idade adulta.

Recuperando o equilíbrio

Os pais parecem capazes de ser realmente cruéis no abuso da capacidade de seus filhos. Mas há uma grande diferença entre possibilitar que as crianças desenvolvam suas potencialidades e exagerar nas exigências e ambições. É importante encontrar o equilíbrio, mesmo que seja difícil para certos pais.