Supermercados vendem ovos 40 dias antes da Páscoa Fábricas iniciaram produção em dezembro e estimam aumento de 15%

27/02/2013 14:12

 

Consumidores foram surpreendidos pelos ovos de chocolate nas prateleiras dos supermercados em Ribeirão Preto já bem antes do carnaval. O motivo é que a Páscoa, que geralmente acontece em abril, este ano será no dia 31 de março. Os comerciantes alegam que a antecipação refletirá no aumento das vendas, estimado pela categoria em até 10% em relação ao ano passado.

“Começando a vender com antecedência, as pessoas compram os produtos agora e também na semana da Páscoa, resultando em venda maior. Além disso, a estratégia é que não faltem ovos, como aconteceu em 2012”, explica o gerente Nilton Andrade.

O comprador David Ali Azrak afirmou que o supermercado onde trabalha já vendeu 150 ovos desde que os produtos foram colocados nas gôndolas. “Mas é na semana da Páscoa que as pessoas correm para comprar. Agora é só um aperitivo”, disse.

Dono de uma lanchonete, Juliano José Flores visitou um supermercado e disse que ficou assustado quando viu os ovos expostos com quase 60 dias antes da Páscoa. “O carnaval nem havia começado e já tinha chocolate”, brincou. “O preço está bem salgado, mais caro que no ano passado. Vou ter que procurar algo mais em conta", disse Flores, que precisará comprar ovos para a esposa e os três filhos.

Fábricas

A gerente de marketing Juliana Bonfá contou que a preparação para a Páscoa não acontece apenas no varejo. A produção dos ovos na fábrica onde trabalha começou em dezembro do ano passado, após a contratação de 250 novos funcionários. A expectativa do setor é que as vendas no atacado cresçam 15% em comparação com o mesmo período do ano passado.

Juliana explicou que uma pesquisa realizada pela própria empresa detectou que os clientes esperam pelos ovos de Páscoa a partir de janeiro, por isso decidiram antecipar a produção. "O que fizemos foi satisfazer a vontade dos consumidores.”